O Livro de Efésios – Parte 6


Graça
Graça

Olá, querido leitor! A Paz do Senhor Jesus! Sou o Pastor Gildásio Leal e estou escrevendo aqui no Portal da ADCN uma série de estudos sobre o capítulo 2, do Livro de Efésios. Esta já é a sexta parte. Acesse aqui no site a opção “Devocional” e leia toda a série. Vamos estudar um pouco mais?

Sexta parte – Aos Efésios, capítulo 2, versículos de 8 a 10.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Ef. 2.8-10 ).

Nesta porção das escrituras, Paulo mostra que a salvação é um ato totalmente exclusivo de Deus; mostra também que esta salvação é possível por causa da graça de Deus, e isto por meio da fé; não meio de obras de justiça humana, mas de Deus; pois somos criados por ele em Cristo Jesus, para as obras, que o próprio Deus antes havia preparado para nós.

Estas obras não são o fundamento meritório da aceitação por Deus, ou seja, Deus não nos aceitou por causa das nossas obras boas, mas por causa da sua graça, que é o AMOR DE DEUS INCONDICIONAL. Deus é a fonte da nossa salvação! As obras são muito importantes na vida do crente, no entanto, não para salvar. A graça é sem as obras. Já as obras não é sem a graça. No plano da salvação, as obras nunca trabalham no campo das origens ou fundamentos, mas no campo dos resultados secundários.

O que isto significa? Significa que a salvação traz a responsabilidade, mas a responsabilidade não traz salvação. As boas obras são uma consequência ou resultado da graça eletiva de Deus. Foi na eternidade que Deus escolheu nos tornar santos e nos escolheu para sermos seus filhos (Ef. 1.4-5). Ele nos moldou para sermos suas obras de arte! Tudo isto em Cristo. Agora, nós somos portadores de sua imagem (Ef. 4.24). Todos nós estamos destinados por Deus a termos a sua natureza.

Você sabe porque isto só pode vir de Deus e não do homem? Primeiro porque o homem não tem capacidade para salvar a si mesmo! E segundo, porque Deus não daria esta glória ao homem (Ef. 2.9).

Então, você entendeu? Não perca a conclusão deste estudo na próxima semana. Deus abençoe sua vida.

Anterior Cidade do Entorno promove Festa dos Departamentos
Próxima Divulgado material para inscrição na EBNO 2016

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *